Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Quando Fazer o Teste de Gravidez ?

Essa é uma questão que intriga muitas mulheres que tentam engravidar não é mesmo? Quando fazer o teste de gravidez é para muitas uma dúvida cruel, principalmente quando se tenta engravidar há muito tempo ou já teve muitos negativos anteriormente. O grande problema está em fazer o teste muito cedo, antes mesmo de ter um atraso menstrual significante para que o HCG seja produzido a ponto de ser detectado por um teste caseiro com sensibilidade padrão de 25mUI (unidade de contagem do hormônio HCG exclusivo da gravidez).
Vamos começar do inicio, quando a mulher tem relações com seu parceiro sem nenhum contraceptivo, ou mesmo com algum medicamento para concepção para engravidar é preciso estar no período fértil certo? Então esse período fértil pode variar de mulher para mulher de acordo com o seu ciclo menstrual, se regulado ou desregulado. O fato que só se engravida no período fértil e após esse passar, pode levar algum tempo para uma possível gravidez acontecer de fato. O tempo é mais ou menos de 12 a 15 dias depois da relação. Esse tempo é determinado porque depois da fecundação, o bebê pode levar de 7 a 15 dias para chegar ao útero e se fixar no endométrio, a chamada nidação dias e se entristecem com o falso negativo, sendo que dentro de poucos dias o positivo poderá sim aparecer já que seria preciso a presença do HCG que só começa a aparecer depois da implantação no útero!
Quando Fazer o Teste Para Evitar um Falso Negativo?
Simples, basta esperar o tempo adequado ao seu ciclo para começar a testar ou seja, saber a data certa que o seu ciclo dura pode facilitar e muito a determinar uma data em que deveria fazer o teste de gravidez seja caseiro ou de sangue. Normalmente um teste pode começar a positivar com 13, 15 dpo (dia pós ovulação) e mesmo assim bem fraquinho se der sorte.
Em ciclos desregulados, saber quando fazer o teste de gravidez é mais complicado, mas se você aprendeu a detectar a sua ovulação mesmo com ciclos irregulares é uma vantagem enorme! Teoricamente se igualaria as mulheres que tem o ciclo reguladinho e isso já é meio caminho andado. Se não sabe quando teria sido a ovulação, para ter um parecer do teste mais preciso será necessário esperar de 20 a 30 dias após a relação de risco para saber se a gravidez ocorreu.

Qual o Melhor Teste de Gravidez?

Os testes de farmácia estão cada vez mais sensíveis, porém o melhor mesmo para detectar qualquer quantidade de HCG no sangue é o  beta HCG quantitativo. Ele pode detectar até mesmo quantidades ínfimas de 0,1 de HCG no corpo da mulher. Claro que a referência do laboratório é importante para se determinar se é ou não um positivo, mas geralmente valores acima de 25mUI de HCG já são considerados como positivo.
Valores abaixo de 4 normalmente são negativos pois uma mulher pode ter uma quantidade mínima de HCG no corpo por ter havido a fecundação. Estudos recentes mostraram que na fecundação uma mínima quantidade de HCG é liberado na fecundação e isso explicaria algumas mulheres com valores de hormônio a baixo de 4mUI. Valores acima de 5 mUI são considerados indeterminados, ou seja, baixo para ser positivo e alto demais para um negativo. Valores como 6, 7, 10 são grandes candidatos para evoluir positivamente para gravidez. Para saber se estão evoluindo, basta repetir o teste após 48 horas pois a tendência do valor positivo é dobrar!
Já saber quando fazer o teste de gravidez de farmacia é mais delicado, dependendo da sensibilidade do teste, pode haver uma segunda linha bem clara e ainda sim ser considerado positivo com pouco tempo da implantação (nidação). Testes com 10mUI de sensibilidade são os melhores para se fazer assim que a mulher percebe a menstruação atrasada, mas existem bons testes com sensibilidade de 25mUI no mercado, basta fazer com a primeira urina do dia que é a urina com maior concentração de HCG. Há indícios que um teste de ovulação, daqueles que detectam o LH na urina podem também detectar uma gravidez inicial, isso porque a estrutura do LH é bem parecida com a do hormônio da gravidez, então se está na curiosidade, esse pode ser um bom recurso.
Algumas vezes o teste pode negativar mesmo depois do atraso e só com alguns dias consideráveis de atraso menstrual é que o HCG da o ar da graça. Isso costuma acontecer com alguma frequência pois algumas mulheres podem ovular depois da data prevista e ai demorar a aparecer o hormônio da gravidez na urina ou sangue conhecida como ovulação tardia.
Resumindo: É muito importante saber quando se pode fazer o teste de gravidez porque fazer o teste antes do atraso pode não positivar pelo simples fato de não ter a implantação ainda ou seja a gravidez em si. Não é por ter havido ovulação que a gravidez irá acontecer necessariamente, existe todo um conjunto de fatores que precisam ser levados em conta. A ansiedade e pressa influenciam diretamente para um negativo frustrante e desnecessário e por isso esperar pelo menos 5 dias de atraso é sempre aconselhável.
Você deve estar se perguntando, mas minha amiga, cunhada, irmã conseguiu pegar o positivo mesmo antes do atraso e ai? Algumas sortudas tem a vantagem de ovular antes naquele ciclo especifico ai tudo acontece mais cedo inclusive a nidação para produção hormonal e ai fica bem mais fácil detectar a gravidez antes do atraso. Na duvida eu recomendo esperar pelo atraso menstrual para não acontecer um negativo frustrante e machucar ainda mais a esperança da tentante.
Deus na frente sempre
Gabryella carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário