Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Chá e Elixir de Inhame para engravidar. Funciona??

Muitas meninas me perguntam se o Elixir de inhame realmente funciona! Então decidi falar um pouco de seus benefícios,e sobre minha experiência. Ficou curiosa? Então venha comigo!!



O chá de inhame além de muito nutritivo, traz inúmeros benefícios à saúde de um modo geral. Melhora o funcionamento do sistema imunológico, ajuda na produção natural de insulina do organismo, estimula a ovulação naturalmente e é rico em vitamina B6, a vitamina que mais traz benefícios a fertilidade feminina.

Muito tem se falado do inhame como indutor de ovulação, e algumas críticas equivocadas vem aparecendo com certa frequência. 
Hoje, falaremos um pouco mais sobre a ação do chá de inhame como indutor natural de ovulação, e apresentaremos uma opção tão poderosa quanto o chá.


Chá de inhame para induzir a ovulação

Assim como os indutores Clomid, Indux e Serophene, o chá de inhame potencializa a ovulação, promovendo um maior número de folículos primários, e eventualmente produzindo mais de um folículo dominante (folículo que libera o óvulo).


Além de o inhame ser rico em vitamina B6, que age diretamente na fertilidade de homens e mulheres, ele possui uma substância chamada fito-hormônio Diosgenina, que em nosso organismo se transforma em dehidroepiandrosterona (DHEA). Essa por sua vez pode ser  convertida em estradiol, progesterona entre outros.

O site americano Herbalist Susun Weed que foca suas pesquisas nas alternativas naturais, afirma que o chá de inhame consumido nas duas primeiras semanas de um ciclo menstrual, melhora a fertilidade, convertendo a diosgenina em outros dois hormônios essenciais para a ovulação, o hormônio luteinizante(LH) e hormônio folículo-estimulante(FSH). O FSH é o responsável por estimular o crescimento dos folículos e o LH, responsável pela liberação do óvulo pelo ovário. 

A ação do chá de inhame no organismo feminino, é bem semelhante a ação dos indutores de citrato de clomifeno, mas de forma menos agressiva. Diferente do citrato de clomifeno que não tem ação benéfica na proliferação da camada interna do útero, o chá de inhame se mostra capaz de promover uma aumento de progesterona após a ovulação, auxiliando na espessura endometrial adequada para implantação do embrião. 

O chá de inhame e a síndrome dos ovários policísticos

A pergunta que não quer calar é : Quem tem ovários policísticos  pode tomar o chá de inhame? Primeiro é preciso dizer que ter alguns microcistos nos ovários não indica que você tenha a síndrome (SOP). A SOP é caracterizada principalmente por importantes alterações hormonais, tais como, aumento de testosterona, resistência a insulina, alterações com o FSH, LH, T3, T4, T4 livre e TSH,SHBG e SDHEA.


Se o seu diagnóstico for realmente de SOP, e existirem principalmente alterações nos níveis de Testosterona, o uso do inhame é contra indicado.
Testosterona demais no organismo da mulher impede que os hormônios femininos trabalhem normalmente, e com isso os descontroles e os microcistos aparecem. O chá de inhame pode aumentar os níveis de testosterona, e por isso, pode não ser sua melhor opção.

Mas existe uma contradição quanto a isso, já que alguns nutricionistas recomendam o inhame como forma de combater a resistência a insulina presente na síndrome dos ovários policísticos. A nutricionista Patrícia Bertolucci é uma das que defendem o uso do inhame para portadoras da síndrome. 

O chá de inhame pode desregular o ciclo menstrual?


Esse é um ponto importante a ser esclarecido. Muitas mulheres vêm se queixando de ciclos mais longos após o uso do chá de inhame para estimular a ovulação.

De fato os ciclos podem ser mais longos, mas isso não indica que o chá de inhame prejudicou o seu ciclo. Assim como acontece com o uso de indutores de ovulação, os folículos são mais estimulados e crescem um pouco mais do que cresceriam sem o estímulo do chá. Portanto é seguro afirmar que o chá de inhame não prejudica o ciclo, o chá de inhame prolonga o período fértil de algumas mulheres, e isso pode ser considerado como um ponto positivo.  Assim você tem mais oportunidades de “treinar”, e possivelmente terá óvulos de mais qualidade.

Não gosto do sabor do chá de inhame, existe outra opção?

Nem todas suportam o aspecto gosmento que o chá de inhame pode apresentar quando feito de forma correta. Como alternativa para as mulheres que não se deram bem com a ingestão do chá de inhame, ele pode ser substituído pelas cápsulas de inhame ou mesmo pelo elixir de inhame. Há quem diga que o elixir é a forma mais potente do inhame, já que existe uma maior concentração de todas as suas propriedades.
O elixir de inhame promete o mesmo efeito, sem o aspecto mais viscoso do chá.

Como tomar o  chá de inhame para estimular a ovulação

Quando in natura o inhame pode ser consumido cozido, refogado, em forma de chá ou suco.

O chá de inhame deve ser tomado em jejum por 8 dias, e o primeiro dia de ingestão pode variar de acordo com o seu ciclo. 
O ideal é tomar o chá de inhame até no máximo o dia da ovulação. Se o seu ciclo for de 28 dias, vai consumir o chá do 7º ao 14º dia do ciclo, se for um ciclo de 30 dias, vai consumir do 9º ao 16º dia, e assim por diante. Para saber exatamente quando deve começar e parar de tomar o chá é preciso que você conheça o seu ciclo ou pelo menos tenha uma ideia de como ele funciona. 
Se sua menstruação nem sempre segue um padrão regular, o melhor é consumir o chá de inhame da seguinte forma.

Ciclos que sempre adiantam : do 5º ao 11º dia do ciclo
Ciclos que sempre atrasam :   do 9º ao 16º dia do ciclo
Pode não ser a forma perfeita, mas com certeza é a mais indicada para ciclos irregulares. 
Receita do chá de inhame 

250 ml de água 
Cascas de 1 inhame médio

Lave bem as cascas e deixe ferver bem até que o líquido reduza  pela metade. 

Como tomar o elixir de inhame para estimular a ovulação

A posologia (forma de tomar) é de 2 colheres de sopa( aproximadamente 15 ml), em jejum por 8 dias até no máximo o dia da ovulação. 

O elixir de inhame pode ser encontrado em casas que vendem  produtos naturais. Seu valor está em torno de vinte reais. Um frasco de elixir de inhame é o suficiente para dois ciclos.

No caso das cápsulas, recomenda-se de 1 a 2 cápsulas em jejum pelo mesmo tempo de administração do chá de inhame e do elixir de inhame.
Inhame para engravidar

Como tudo o mais que surge para ajudar a induzir a ovulação, o chá de inhame, embora seja um ótimo indutor de ovulação natural, pode não funcionar para todas e nem todas se adaptam a seus efeitos. Isso acontece até mesmo com os medicamentos indicados pelos médicos. Quantas mulheres já fizeram uso de indutor de ovulação e não obtiveram sucesso ? Quantas tiveram reações desagradáveis? Quantas acharam que o indutor prejudicou o ciclo por "atrasar" a menstruação ?

Essas campanhas equivocadas de "Pare de tomar o inhame agora", são infundadas na grande maioria dos casos. O chá de inhame não desregula o ciclo e o chá de inhame não causa descontrole hormonal. Ele pode em alguns casos prolongar o período fértil e isso não tem nada de negativo, muito pelo contrário.  Para saber se vai ajudar no teu caso em específico, é preciso que você tenha conhecimento da sua real condição.


Nota:Bom vou relatar sobre minha experiência com o Elixir de inhame. Eu tinha problemas em ovular,ja havia tomado clomid e não havia adiantado. Pesquisei muito e resolvi então experimentar o elixir de inhame para induzir a ovulação.Confesso que não havia dado muitos créditos ao inhame.Tomei do 7º dia do ciclo ao 14ºdia do ciclo,2 colheres de sopa em jejum.E eu fui surpreendida,no primeiro ciclo tive uma super ovulação,com muito muco elástico e finalmente tive a ovulação. Que alegria senti. Bom não engravidei,mas resolvi um dos meu problemas que era a falta de ovulação. Farei novos ciclos com o elixir e complementarei com outro aliado a progesterona. Se quiser saber como vai ser, é só ficar ligada nas novas postagens.
 Deus na frente sempre
Gabryella Carvalho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário