Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Muco cervical-Como identificar?Qual a sua função?

O muco cervical é uma secreção hidrogelatinosa (gel transparente) produzida pelo colo do útero, por influência hormonal. Imagina-se que o muco cervical esteja presente apenas no período fértil, quando na verdade ele encontra-se presente durante todo o ciclo, porém sofre transformações significativas durante todo o período, e se apresenta em diferentes aspectos.


No início do ciclo, o muco cervical, é mais espesso, mais grosso, para impedir que bactérias  alcancem o interior do útero que se encontra fechado, mantendo-o assim, saudável e seguro. Nesse período, o muco grosso e pastoso, também funciona como uma barreira natural para os espermatozoides, que só conseguem penetrar o útero, durante o período fértil, quando o muco se torna mais fino e elástico e o colo do útero se encontra aberto. 
É durante o período fértil, que o muco cervical auxilia na maturação e migração dos espermatozoides, facilitando sua chegada ao útero e trompas. Funciona também como um lubrificante natural, facilitando a penetração.
É também o muco cervical que vai ajudar na sobrevida do espermatozoide dentro do corpo da mulher, caso ele tenha que "esperar"pelo óvulo que será liberado.

Qual o aspecto do muco cervical durante o período fértil?

O muco cervical, próximo a ovulação, é transparente e elástico, semelhante a clara de ovo. 
Quando o muco cervical  pode ser percebido?

Nem sempre ele pode ser percebido, mas normalmente é secretado em maior quantidade , dedois a três dias antes da ovulação. Esse é considerado o período ideal para os treinos.

Nunca vi o muco cervical elástico, sou infértil ?

Não. Muitas mulheres não produzem grande quantidade de muco todos os meses, mas se sentem mais úmidas durante o período fértil, isso é um indicativo da presença do muco , mesmo que em menor quantidade.

As mudanças do muco cervical durante o ciclo 

Logo após a menstruação e pouco antes dela , o muco é branco ou amarelado, grosso e pastoso. Esse
muco é secretado pela pela produção de progesterona .

Pouco antes do período fértil, o muco se torna mais aquoso, leitoso e escorregadio, ainda não é elástico, mas já se apresenta bem menos espesso.

Durante o período fértil, o muco se torna bem elástico, gelatinoso e transparente. Indica o melhor momento para os treinos.
Curiosidades sobre o muco cervical

Assim como a saliva, o muco cervical se observado após cristalização no microscópio, também apresenta uma forma semelhante a folha de samambaia

Existe um exame que determina a qualidade do muco cervical, é o chamado Teste Pós Coito. O muco deve ser colhido em até 18 horas após a relação e a análise desse muco deve apontar a capacidade dos espermatozoides, após serem envolvidos pelo muco. Esse exame pode determinar se o muco tem elevada acidez. Muco ácido mata os espermatozoides ou ainda diminui sua capacidade de fecundação.

Alguma quantidade de muco cervical pode ser percebida pouco antes ou no início da menstruação. Esse muco normalmente é elástico, porém mais fino que o muco cervical encontrado no período fértil. Isso acontece por alguma alteração hormonal, mas não necessariamente indica que está  próxima de uma nova ovulação.
A avaliação do muco durante o ciclo, pode funcionar como uma monitorização da fertilidade. Fique atenta aos sinais do seu corpo.
Teste do muco cervical

Coloque o muco entre os dedos, e veja se o muco estica, se ele apresenta aspecto elástico. Se assim for , é hora de treinar. 
 
Deus na frente sempre
Gabryella Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário