Seguidores

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Muco cervical, Como identificar?E qual é a sua função?

O muco cervical é uma secreção hidrogelatinosa (gel transparente) produzida pelo colo do útero, por influência hormonal. Imagina-se que o muco cervical esteja presente apenas no período fértil, quando na verdade ele encontra-se presente durante todo o ciclo, porém sofre transformações significativas durante todo o período, e se apresenta em diferentes aspectos.


No início do ciclo, o muco cervical, é mais espesso, mais grosso, para impedir que bactérias  alcancem o interior do útero que se encontra fechado, mantendo-o assim, saudável e seguro. Nesse período, o muco grosso e pastoso, também funciona como uma barreira natural para os espermatozoides, que só conseguem penetrar o útero, durante o período fértil, quando o muco se torna mais fino e elástico e o colo do útero se encontra aberto. 
É durante o período fértil, que o muco cervical auxilia na maturação e migração dos espermatozoides, facilitando sua chegada ao útero e trompas. Funciona também como um lubrificante natural, facilitando a penetração

É também o muco cervical que vai ajudar na sobrevida do espermatozoide dentro do corpo da mulher, caso ele tenha que "esperar"pelo óvulo que será liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário